Alexander Girard recebe AIGA Medal

girard_28506827.jpg

O arquitecto e designer Alexander Girard foi uma das figuras mais proeminentes do design americano do pós-guerra. A sua paixão pelas cores, padrões e texturas encontraram expressão no campo do design de têxteis, que foi o principal foco de todo o seu trabalho. Em 2019, a AIGA (American Institute of Graphic Arts) galardoou postumamente Alexander Girard com o seu prémio mais reconhecido, a medalha AIGA.

Girard desenhou alguns dos têxteis mais apelativos do século passado, mas também foi o criador da identidade da extinta companhia aérea Braniff Airlines, dos interiores do emblemático restaurante La Fonda del Sol e de muitos produtos actualmente comercializados pela Vitra e Herman Miller. A capacidade de misturar influências da cultura popular de todo o mundo com a beleza do modernismo foi o que de Girard um designer tão influente, inspirador e inesquecível.

girard_21105169.jpg

A editora-chefe da Curbed, Kelsey Keith, descreveu-o bem no tributo da AIGA a Alexander Girard:

“Alexander Girard foi um designer que desafiou a categorização fácil, essencialmente porque ele trabalhava - e se destacava - em todos os campos. Incansável, criativo e aplicado, Girard sentia-se confortável quando estava absorvido por um projecto, e ele conseguiu completar uma enorme variedade durante a sua carreira: casas, department stores, restaurantes, logotipos, materiais, uma companhia aérea, um museu de arte popular e até uma mundo imaginário com a sua própria língua.”